+55 (11) 3031-1619

Ezine: 11) Março/2017: Minha Jornada na Vida

por Milos Bulatovic

Eu li pela primeira vez Think and Grow Rich (Quem Pensa Enriquece) de Napoleon Hill em Montenegro, quando tinha 12 anos, nos anos 90. Eu vi minha mãe lendo e fiquei curioso com ele. Eu não memorizei muito dele, ou ao menos achei que não. O modo com que minha vida se passou desde que cheguei no Canadá em 2001 me provou o contrário.

Eu imigrei para o Canadá há 10 anos com minha mãe e meu irmão. Meu irmão e eu conseguimos nosso primeiro emprego logo de cara. Nada muito atraente – peneirar farinha por nove horas todos os dias procurando por qualquer coisa que não pertencesse ali. Nós logo fomos transferidos pela nossa agência de empregos para um armazém mais perto de casa, onde fomos levando com um emprego geral de trabalho com baixo pagamento. Eu estava extremamente animado em poder acordar todos os dias e ir para o trabalho e sentir que eu havia realizado algo no final do dia. Mais ainda, eu sabia que aquilo era um trampolim. Eu queria tanto ir para a faculdade por algumas razões. Primeiro – eu não levei o colegial e a Universidade muito a sério em Montenegro. Eu estudei quase que o suficiente para passar de ano e tinha orgulho disto. Eu acho que minha mãe ficou extremamente despontada, mesmo que ela nunca tenha dito nada.

Tanto fazia naquela época. Começou a fazer sentido quando viemos para cá. Fez mais ainda quando eu vi minha mão se alistar no programa de 12 meses de certificação de desenvolvedores da Oracle mal sabendo falar inglês. Eu fiquei tão orgulhoso dela. Não só ela trouxe sozinha duas crianças para o Canadá, mas ela decidiu que precisava melhorar sua educação para conseguir o emprego que quisesse. Ela desafiou as chances aos 47 anos e 12 meses depois passou nos exames e conseguiu o Certificado com uma média de mais de 90% de aproveitamento. Estranhamente, 90% era minha média no Humber College. Ele fez algo ainda mais impressionante. Quando percebeu que o emprego dos sonhos não viria tão cedo, ela trabalhou em um armazém por dois anos. Encurtando a história, agora ela recebe dez vezes mais do que recebia naquela época.

Eu me lembro claramente algumas coisas dos meus primeiros anos no Canadá. A coisa mais importante era ir para a faculdade. A segunda mais importante era ver minha mãe conseguindo um emprego decente. Eu ia para a cama todas as noites pensando nessas duas coisas. Eu fechava meus olhos e me via em um campus de faculdade. Eu via minha mãe se arrumando para seu trabalho dos sonhos toda manhã. Eu não sabia como ia acontecer, mas eu sabia que iria. Eu imaginei que acordando às 6 da manhã todos os dias aumentariam minhas chances. Eu imaginei que pegando toda hora extra que me fosse oferecida me ajudaria a juntar o dinheiro necessário para pagar minha mensalidade. Eu deixei meus pensamentos desenharem o curso das minhas ações. Como Napoleon Hill nos diz no começo de sua obra prima – Pensamentos são coisas, e coisas poderosas, quando misturadas com definição de propósito, persistência, e um desejo ardente de sua tradução em riquezas ou outros objetos materiais. Eu queria tanto aquelas duas coisas, e eu nunca tive dúvidas sobre sua realização. Eu penso que as pessoas freqüentemente cometem um erro no sentido de que elas pensam e falam muito sobre as coisas mas não há ação para traduzir esses pensamentos em riquezas. Só pensar não é nada. Pensar e agir de acordo com esses pensamentos é tudo o que você precisa.

Olhando para meus primeiros dez anos no Canadá, eu sempre tive uma fé muito grande. Eu sempre imaginei meus sonhos tornados realidade e eu sempre acreditei completamente neles. Como Napoleon Hill diz – Repetição de afirmações de ordens para seu subconsciente é o único método conhecido de desenvolvimento voluntário da emoção da fé. As pessoas freqüentemente perdem a fé sem darem conta disto. A dúvida infiltra-se vagarosamente em suas mentes, e antes que você perceba o “Eu vou conseguir…” se torna “Talvez isto seja muito difícil…” e seu sonho começa a desaparecer no horizonte. As pessoas também confundem freqüentemente a fé com medo. É bom saber que nós não somos os seres mais poderosos e que nós não controlamos o mundo e que existe Algo ou Alguém (dependendo de sua crença) maior do que nós. Mas, nós devemos sempre manter em mente que nós possuímos um enorme controle sobre nosso destino. O que você pensa determina o que você faz e o que você faz determina o que acontece a você. Uma outra história curta da minha vida – 18 meses atrás eu decidi finalmente agir no meu sonho de correr uma maratona. Eu comecei a treinar com um grupo ótimo de entusiastas, ainda que muita gente me advertisse que correr uma maratona era uma coisa muito difícil a fazer e que eu poderia fazer mal à minha saúde. Depois de 3 meses de treinamento eu completei minha primeira maratona, então mais uma, então mais uma. Quando eu comecei a treinar, tudo o que eu via era eu cruzando a linha de chegada com meus braços bem altos. Eu sabia que não seria fácil, mas então eu pensava em minha mãe e tudo o que ela fez, e eu não tinha dúvidas. Eu ainda não tenho. Muito porque eu acredito fortemente na afirmação de Napoleon Hill: O que a mente pode conceber e acreditar, ela pode alcançar.

Eu perguntei outro dia para minha mãe se ela alguma vez duvidou de si mesma ou se teve medo. Ela disse que ela nunca teve medo, mas que ela também passou uma infinidade de horas à noite, pensando no que fazer a seguir. Eu fico feliz por ela ter agido de acordo com seus pensamentos e planos. Eu fico feliz também por ela ter sido persistente, porque a base da persistência é o poder da vontade – Napoleon Hill.

Milos Bulatovic

Eu nasci em 1981 em Montenegro. Eu cresci com meu irmão mais velho e meus pais e mudei para o Canadá em 2001. Graduei no Humber College em 2007 com honras em Administração.

Sou um corredor apaixonado. Eu completei 3 maratonas e uma ultra-maratona (50km), e uso qualquer oportunidade para calçar meus tênis de corrida e correr para o asfalto. Eu também adoro ler e jogar qualquer esporte.

Eu sou ativamente envolvido com o The Big Brothers Big Sisters of Peel (os irmãos e irmãs de Peel), uma organização de caridade e passo o mesmo tempo com meu irmão mais novo, Kyle. Fora isso, eu também sou um patrocinador do Fundo Cristão das Crianças do Canadá.

Se você tiver qualquer pergunta ou quiser me conectar, por favor envie uma mensagem para milos2001us@gmail.com

Saudações,

Milos Bulatovic

Milos Bulatovic é Diretor de Desenvolvimento de Negócios na George Media Inc.